Pelé ajudou o Santos a se livrar do transfer ban na FIFA. Entenda!
O Rei Pelé é a maior referência do futebol no Brasil e no mundo. O grande nome do esporte, representou o Santos por onde passou e levou centenas e milhares de fãs e admiradores, aos estádios, só para presenciarem a grandeza do “menino da Vila” dentro de campo.
Pelé sempre procurou ajudar o Santos no que foi possível e agora, mesmo após sua partida, o legado deixado pelo Rei, ajudou o Santos a se livrar do transfer ban imposto pela FIFA. Após passar um período sem resposta do Krasnodar, da Rússia, o Santos conseguiu convencer o clube russo a aceitar o parcelamento da dívida de US$ 4,5 milhões (R$ 22,7 milhões na cotação do dia) para colocar fim no transfer ban aplicado pela FIFA.
A pendência financeira envolvendo os dois clubes era referente à compra do meio-campista peruano Cristian Cueva, em 2019, e que se arrastou pelos últimos cinco anos. A cúpula santista precisou recorrer à credibilidade e o legado do Rei Pelé para voltar a ser ouvida pelos dirigentes europeus.
O Santos fechou um acordo com o Krasnodar para quitar a dívida em quatro parcelas, sendo a primeira já paga neste mês e a última até o dia 25 de junho deste ano. Agora, o Peixe aguarda a comunicação do time russo junto a FIFA para ter o transfer ban revogado e poder voltar a contratar atletas, visando o Campeonato Brasileiro.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, convidou o ex-goleiro e filho do Rei Pelé, Edinho, para participar da reunião virtual com os dirigentes russos na tarde da última terça-feira (2). A presença de Edinho acabou desarmando os representantes russos, que ficaram honrados ao estarem em contato com o filho do maior jogador de todos os tempos em uma reunião de negócios.
Edinho, fluente em inglês, interagiu e contribuiu consideravelmente para destravar as negociações, que, ao longo dos próximos dias, colocarão fim na punição aplicada pela FIFA. A ideia de ter Edinho na reunião, visou dar uma clara demonstração de consideração ao clube russo.